«Investir em Portugal é uma escolha racional e é o momento adequado»

9 de abril de 2015

Pedro Passos Coelho afirmou esta quinta-feira, 9 de abril de 2015, que “investir em Portugal é uma escolha racional e é o momento adequado”, durante a conferência organizada pela AICEP.

O Primeiro-Ministro de Portugal e Presidente do PSD sublinhou algumas das reformas que o actual Governo tem implementado nos últimos anos para facilitar e atrair mais investimento, como a reforma do IRC. "Reduzimos a taxa em 2014, 2015 e iremos voltar a fazê-lo em 2016", frisou o primeiro-ministro destacando ainda outros programas como a simplificação da burocracia para investidores.

O responsável frisou ainda que ao contrário dos últimos anos, hoje Portugal tem uma economia aberta e o discurso agora também mudou: "Vivemos hoje um clima radicalmente diferente do que há três anos". Agora o discurso é focado "em como melhorar e crescer de forma sustentada".

Pedro Passos Coelho acredita que as finanças públicas vão melhorar e ser saudáveis no futuro, outro factor que considera importante para a atracção de investimento externo. Aliás, segundo o governante, "os investidores externos demonstraram mais cedo confiança na economia portuguesa do que os investidores nacionais". "Uma situação que hoje já se terá alterado: creio que as duas coisas andam agora de mãos dadas".