Declaração do presidente da X Comissão Parlamentar de inquérito à tragédia de Camarate

10 de janeiro de 2013

O secretário-geral do PSD e deputado, José Matos Rosa, tomou posse, dia 10 de janeiro, como presidente da X Comissão Parlamentar de inquérito à tragédia de Camarate. Nesta sessão, o presidente da X Comissão Parlamentar proferiu a seguinte declaração:

«Cabe-me a responsabilidade de presidir aos trabalhos da X Comissão Parlamentar de Inquérito à Tragédia de Camarate, que vitimou Francisco Sá Carneiro, Adelino Amaro da Costa e acompanhantes.
Como é do conhecimento de todos, pretendeu-se com esta iniciativa dar sequência aos trabalhos desenvolvidos pela anterior Comissão, interrompida aquando da dissolução da Assembleia da República, em Abril de 2011.
Com efeito, as averiguações foram interrompidas quando havia já em curso um conjunto de diligências que não puderam ser devidamente seguidas, avaliadas e concluídas, designadamente as que diziam respeito ao comércio e exportação de material militar e da extinção do Fundo de Defesa Militar do Ultramar.
Conto, por isso, com a participação activa de todos os senhores deputados – bem como de outras personalidades que esta Comissão tenha por adequado ouvir – para que se possa finalmente fazer luz sobre esta trágica e sinistra ocorrência, a bem da verdade e da justiça.

José Matos Rosa (deputado e secretário-geral do PSD)
10 de janeiro de 2013»