COVID-19: PSD propõe subcomissão de acompanhamento da situação dos Lares de Terceira Idade

10 de setembro de 2020

O PSD propôs a criação de uma subcomissão de acompanhamento da situação dos Lares de Terceira Idade, no Parlamento. No debate sobre os “surtos de COVID-19 registados em Lares de Idosos”, Clara Marques Mendes afirmou que esta matéria, agora mais do que nunca, precisa de estar na agenda política e parlamentar, já que foi esquecida pelo executivo.

A Vice-Presidente da bancada do PSD lamenta que tenha sido necessário aguardar por dezenas de surtos em lares de idosos para o Governo acordar. “Foi necessário constatar a existência de várias vítimas mortais para o Governo dar algum sinal de sensibilidade. Foi necessário haver o choque do Lar de Reguengos para o Governo, em matéria de idosos, tentar fazer prova de vida.” No entender da deputada, esta demora na atuação prova que “este Governo não tem capacidade para agir; limita-se a reagir, sempre tarde, sempre a reboque dos acontecimentos, sempre depois da fatalidade.”

No Lar de Reguengos, recorda a deputada, tudo falhou: “falhou a fiscalização do Estado antes da tragédia, falhou a Direção Geral da Saúde ao longo da tragédia, falhou a Ministra Ana Mendes Godinho no final da tragédia”.

Clara Marques Mendes deixou ainda uma palavra de apreço a todos os funcionários que diariamente fazem um trabalho louvável para garantir a saúde, segurança e bem-estar dos idosos.