Revisão do Registo Internacional de Navios irá fortalecer “a competitividade da Madeira”

10 de julho de 2020
Grupo Parlamentar

Os deputados do PSD/Madeira eleitos à Assembleia da República saudaram a aprovação, no Parlamento, esta sexta-feira, da revisão do Regime jurídico do Registo Internacional de Navios da Madeira (RINM – MAR).

“Esta é mais uma importante conquista da Madeira. Esta aprovação é um contributo decisivo para aumentar o crescimento do nosso Registo e a sua competitividade”, afirmou Sara Madruga da Costa, explicando que a alteração agora aprovada simplifica procedimentos e introduz especificidades na hipoteca, melhorias essas que permitirão um aumento exponencial dos registos.

“Desde a primeira hora que defendemos a importância desta revisão e é, por isso, que vemos esta aprovação, por uma larga maioria do Parlamento, com enorme satisfação, ainda que seja de registar, em sentido oposto, o profundo desconhecimento de alguns partidos em relação ao RINM-MAR, bem como a postura e a agenda anti-Madeira já conhecidas de outros”, referiu a deputada.

“Ao contrário do que disse o BE, o sucesso do Registo Internacional de Navios da Madeira está à vista de todos, já que o mesmo gera receita, cria emprego e aumenta o peso e o poder político do país”, argumentou a deputada, sublinhado que “mais registos e navios significa mais postos de trabalho, mais receita e mais tonelagem, sendo que, como é do conhecimento público, quanto maior for a tonelagem registada com a Bandeira Portuguesa, maior será o peso e o poder político em matéria de mar, a nível nacional, europeu e internacional, de Portugal”.

Sara Madruga da Costa elogia ainda a visão e a estratégia que têm vindo a ser seguidas pelo Governo Regional neste dossier. “O Governo Regional fez bem ao aproveitar as vantagens e as oportunidades do mar e o enorme potencial deste Registo, tendo em conta que a vocação marítima continua a ser um dos melhores ativos da Madeira e de Portugal”, concluiu.