Covid19: Corporações de Bombeiros e do INEM devem ter equipamento de proteção individual completo

9 de abril de 2020
Grupo Parlamentar

O PSD tem recebido várias denúncias de corporações de bombeiros e trabalhadores do INEM a dar conta da falta de equipamentos de proteção individual (EPI), indispensáveis ao desenvolvimento da sua atividade de socorro e transporte de doentes.

Esta situação “não salvaguarda nem a segurança destes profissionais nem a dos cidadãos em geral, o que se torna ainda grave se tivermos em conta o risco e a pressão máximos em que estes homens e mulheres vivem neste momento”, lê-se na pergunta ao Ministro da Administração Interna entregue pelo PSD no Parlamento.

Salienta-se ainda que “no âmbito da sua atividade as Corporações de Bombeiros bem como os elementos do INEM, enquanto agentes fundamentais da Proteção Civil cuja atividade se desenvolve em todo o território nacional, tem o seu corpo ativo em contacto estreito com a população, muito em especial nas ações de socorro e transporte de doentes”. Por isso, “no desenvolvimento da sua atividade, hoje mais do que nunca, é fundamental que todos os elementos estejam providos de EPI composto por protetores oculares, viseiras, batas, luvas, proteção de calçado e respiradores FFP2, de forma a evitar situações de contágio e, ou, situações de isolamento profilático obrigatório, quando em contacto com cidadãos infetados, ou suspeitos de infeção por Covid19”.

O PSD questiona:

  • Todos os elementos das Corporações de Bombeiros, Voluntários e Profissionais, do país, bem como os profissionais do INEM já possuem os equipamentos de proteção individual adequados, designadamente, composto por protetores oculares/viseiras, batas, luvas, calçado e respiradores FFP2, por forma a garantir a sua utilização adequada ?
  • Em caso negativo, quando pensa o Governo disponibilizar estes dispositivos?
  • O Governo está a pensar criar alguma linha ou plano prioritário de realização de testes urgentes aos agentes das Corporações de Bombeiros e elementos do INEM, nos casos em que é detetado a algum deles infeção por COVID-19?
  • Em caso de resposta positiva, qual a regularidade com que esses testes serão realizados?