Covid-19: Apoios ao setor vitivinícola podem não ser suficientes

9 de abril de 2020
Grupo Parlamentar

O Grupo Parlamentar do PSD, atento aos relatos que tem recebido, “receia que os apoios até agora definidos para o setor vitivinícola não sejam suficientes para acomodar os impactos tão dramáticos e profundos que o setor está a enfrentar”.

Numa pergunta dirigida à Ministra da Agricultura, os social-democratas salientam que “face à dinâmica que o sector do vinho apresentou nos últimos anos, refletida no comportamento muito positivo das exportações nacionais, e no crescimento de vinhos de elevada qualidade, o GP/PSD considera que a fileira do vinho deve ter um acompanhamento profundo, ativo e inovador por partes das políticas públicas. Aliás, seria incompreensível se tal não se verificasse, pois o desempenho do sector é em parte resultante de um conjunto consistente de políticas públicas comunitárias”.

Considerando assim a importância economia e social da fileira do vinho em Portugal, e os problemas para os quais o setor vitivinícola tem vindo a alertar, o PSD pretende saber:

  • a adaptabilidade em Portugal de apoios definidos em outros Estados-membros produtores de vinho (como p.e. o apoio extra à destilação);
  • os apoios a novos mecanismos de escoamento do produto vinho;
  • os apoios à armazenagem privada para o sector do vinho.