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O PSD solicitou ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas “esclarecimentos sobre os atrasos e o adiamento sucessivo na aquisição do (novo) sistema de controlo de tráfego aéreo pela NAV”. Os social-democratas referem que este investimento é “urgente” e “fundamental para assegurar o tráfego existente e potencialmente crescente”. Segundo alertam, “Lisboa já compreende um tráfego aéreo que era apenas esperado para 2025”.
Na pergunta regimental que deu entrada no Parlamento, o PSD destaca que “as companhias que sobrevoam o espaço aéreo e/ou utilizam os aeroportos nacionais estarão sujeitas a crescentes atrasos durante os próximos anos, pois um sistema ATM demora de dois a quatro anos a ser implementados”.
“Pela informação que é de todos conhecida já existe uma decisão para aquisição do (novo) sistema de controlo de tráfego aéreo, cujo custo ronda os 30/40 milhões de euros”, pode ler-se no documento, em que se acrescenta que o “investimento é da total responsabilidade da NAV”. Neste sentido, os social-democratas perguntam ao Governo “como explica o repetido impedimento à modernização do sistema ATM por parte do prestador de serviços de navegação aérea nacional” (ver mais abaixo).
Perguntas do PSD
- “Tendo em conta que estão garantidas todas as condições legais para aquisição do (novo) sistema de controlo de tráfego, quais as razões que levam o Governo a adiar sucessivamente a decisão?
- Com o atraso e adiamento desta decisão para 2018, não estarão em causa os objetivos traçados pelo Governo de passar dos 38 movimentos diários para os 72 (46 em Lisboa, 24 no Montijo e dois em Cascais) na região da capital, em 2022?
- Estes atrasos que consequências vão ter nos investimentos aeroportuários anunciados pelo Governo?”