Reforma do Sistema Político: Rui Rio defende que é preciso aproximar os eleitos aos eleitores

27 de agosto de 2019
PSD

O Presidente do PSD apresentou esta terça-feira as medidas do PSD para a reforma do Sistema Político, que fazem parte do programa eleitoral do Partido.

Rui Rio anunciou as várias propostas do PSD para esta área, nomeadamente a necessidade de se encontrar “uma nova forma de eleger os deputados à Assembleia da República”, pois a forma atual “está completamente esgotada” e tem de haver “uma maior aproximação dos eleitos aos eleitores”.

É também proposta uma “reconfiguração dos círculos eleitorais”, que faz com que os círculos fiquem mais pequenos para que haja “um contacto mais próximo” com a população.

O Presidente do PSD salientou também a necessidade de limitar o número de mandatos dos deputados, como acontece com os presidentes de câmara e o Presidente da República, dado que “chegou a altura de ter coragem” de levar a cabo esta alteração.

Devemos fazer uma redução do número de deputados a eleger para a Assembleia da República, sem demagogia. Uma redução equilibrada é possível e conveniente”, disse Rui Rio, defendendo o combate à abstenção com a valorização do voto em branco.

Outra das medidas apresentadas passa pela “uniformização dos mandatos legislativos e autárquicos de quatro para cinco anos”, passando a ser todos de cinco anos, “até em nome de uma maior estabilidade na governação e melhor consistência”.

As várias propostas enunciadas pelo Presidente do PSD valorizam também a transparência no funcionamento do poder central e do poder local.

Veja aqui todas as propostas do PSD para a reforma do Sistema Político.