PSD chama presidente do INEM ao Parlamento

4 de abril de 2018
PSD

O grupo parlamentar do PSD entregou hoje um requerimento para ouvir com urgência o Presidente do INEM a propósito do agravamento do tempo de resposta no atendimento das chamadas de socorro.

Tal como se lê no requerimento, foi hoje noticiado que em 2017, os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM demoraram, em média, 36 segundos a atender as chamadas de emergência. Este é o dobro do tempo verificado em 2016, chegando registar-se inúmeros casos de pessoas que tiveram de esperar mais de dois minutos para falarem com um operador do CODU.

Adão Silva afirma que “aparentemente, é pelo facto de o ministro das Finanças não autorizar o recrutamento dos funcionários necessários que estamos numa situação de atraso no atendimento das pessoas”. Agora é necessário que o Governo atue rapidamente com “os meios necessários para que o INEM cumpra com eficácia a sua função".

"Por um segundo se ganha e por um segundo se perde uma vida, e o INEM tem a obrigação de salvaguardar a vida das pessoas", reiterou o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD. Assim, o PSD quer esclarecer, "afinal, que recursos humanos e que recursos técnicos é que são necessários para que funcione bem o INEM".

O PSD pretende ainda que o presidente do INEM dê a conhecer as conclusões de um estudo anunciado pelo ministro da Saúde em janeiro de 2017 “para ver quais eram os meios necessários para que o INEM funcionasse bem" e cujas conclusões ainda não foram divulgadas.

O requerimento foi dirigido ao presidente da Comissão de Saúde, e foi subscrito por Adão Silva, Ricardo Baptista Leite e Luís Vales.