Governo dos Açores anuncia três milhões de euros para apoio à agricultura

13 de abril de 2022

O Governo dos Açores vai apoiar o setor da agricultura com três milhões de euros, para mitigar o aumento dos custos de produção e promover a “autonomia alimentar animal”, anunciou José Manuel Bolieiro.

As medidas foram reveladas pelo presidente do Governo Regional, que afirmou que as iniciativas visam apoiar as sementeiras deste ano (que decorrem de março a junho) e incluem “um apoio de 80% na compra de sementes, milho, soro para a silagem” e para a “produção de grão”, seja para “produzir farinhas, como para integrar as rações”. O líder regional defendeu ainda que a medida vai permitir diminuir as “necessidades de importação” e aumentar “significativamente a capacidade produtiva” do arquipélago na área da alimentação animal para a agropecuária.

Podemos apontar, tendo em conta a percentagem que estimamos como verdadeiro estímulo na ordem dos 80%, para o valor de cerca de três milhões de euros com este incentivo à produção local para integrar o sistema regional de energia alimentar animal”, acrescentou quando questionado pelo valor do apoio.

Bolieiro disse que o Governo Regional tem como “objetivo” aumentar as áreas para a produção de alimentos para os animais, uma vez que atualmente existem nos Açores “cerca de 13 mil hectares para milho de silagem”, “278 hectares de produção de soro” e “10 hectares para a produção de milho de grão”.

Paralelamente, vai ser constituído um grupo de trabalho entre o executivo, a Universidade dos Açores e a Federação Agrícola “para o desenvolvimento das culturas arvenses” no arquipélago e colocar a região “no caminho progressivo da autonomia alimentar animal”. Segundo disse, o executivo quer ainda “implementar o melhoramento de pastagens” e introduzir “no sistema alimentar endógeno e animal o trevo e a luzerna que ajudam a enriquecer a energia alimentar”.