Covid-19: PSD quer centro de rastreio em Bragança

31 de março de 2020
PSD

Os deputados do PSD consideram “absolutamente indispensável” a abertura de um centro de testes ao novo coronavírus como forma de “agilizar a identificação de infetados e impedir ainda mais a disseminação do vírus” no distrito de Bragança.

Numa pergunta dirigida à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, os deputados querem conhecer qual “o critério utilizado para priorizar os distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda, em detrimento do distrito de Bragança”.

“Era no Norte de Portugal que os testes de despistagem à Covid-19 em lares de terceira idade deviam começar, é no Norte do país onde há mais casos”, defendem os parlamentares Isabel Lopes, Adão Silva, José Silvano e Clara Marques Mendes.

“O Governo devia considerar os lares de idosos e as unidades de cuidados continuados integrados como prioritários neste combate. Os nossos idosos têm um passado, mas também querem um futuro após a Covid-19”, referem os deputados.

Ainda esta segunda-feira, a Câmara de Bragança exigiu também ao Governo a realização “imediata” de testes à Covid-19 em todos os lares de idosos em Trás-os-Montes, a segunda região mais envelhecida do Pais.

As perguntas dos deputados do PSD:

  1. Qual foi o critério utilizado para priorizar os distritos de Lisboa, Aveiro, Évora, Guarda, em detrimento dos distritos do Norte de Portugal, onde mais casos se verificam?
  2. Sabendo que Bragança não tem nenhum centro de testes, vai o Governo criar esses centros de diagnóstico à Covid-19 neste concelho?
  3. Sabendo que existe um número mínimo de funcionários para garantir o funcionamento dos lares de idosos, que medidas estão a ser equacionadas para reforçar os meios humanos?