Comunicado de Imprensa do Ministério da Educação e Ciência

14 de julho de 2014
PSD

Exames
finais nacionais do Ensino Secundário 2014 - Resultados da 1.ª fase

Os exames finais nacionais do ensino secundário foram
realizados em 644 escolas em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos
Açores e da Madeira, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo
português.

Nesta 1.ª fase dos exames finais nacionais, obrigatória para
todos os alunos, foram registadas 350.543 inscrições, tendo sido realizadas
321.955 provas, o que corresponde a cerca de 92% das inscrições.

Entre as 23 disciplinas sujeitas a exame nacional, a que
registou um maior número de provas realizadas foi a de Português (639), com
70.953 provas, logo seguida pela de Biologia e Geologia (702), com 51.953
provas e de Física e Química A (635), com 50.863 provas.

No processo de classificação das provas estiveram envolvidos
cerca de 7.000 docentes pertencentes à Bolsa de Professores Classificadores do
ensino secundário, cujo esforço e profissionalismo permitiram o cumprimento dos
prazos previstos para a afixação das pautas. Na totalidade das provas dos
exames nacionais do ensino secundário estiveram ainda envolvidos cerca de
10.000 docentes vigilantes e pertencentes aos secretariados de exames das
escolas, cujo papel e desempenho foi determinante para que esta 1.ª fase tenha
decorrido sem problemas relevantes e com um baixo número de ocorrências graves.

As classificações da 1.ª Fase dos exames finais nacionais
evidenciam, na generalidade, uma melhoria relativamente aos anos anteriores.

Relativamente aos alunos internos podemos referir que se
verificam médias das classificações inferiores a 95 pontos em três disciplinas,
Física e Química A (715), Matemática A (635) e Matemática B (735), com 92
pontos, no caso das duas primeiras, e 93 pontos no caso da última.

Globalmente registou-se um aumento da classificação média em
treze disciplinas e uma redução nas restantes. Tendo em consideração as
disciplinas com um número de alunos internos superior a 2500, aquelas em que é
possível estabelecer comparações estatisticamente mais significativas, destaca-se:

*         A subida da
classificação média nas disciplinas de Biologia e Geologia (702) (26 pontos),
Português A (18 pontos), Física e Química A (715) (11 pontos) e Geografia (719)
(11 pontos).

*         A diminuição
da classificação média nas disciplinas de Economia A (712) (9 pontos), História
e Cultura das Artes (724) (7 pontos), História A (623) (7 pontos) e Matemática
A (635) (5 pontos);

Com exceção da disciplina de Alemão (501), os alunos internos
obtêm classificações mais elevadas do que as alcançadas pelos alunos
autopropostos, à semelhança dos anos anteriores. As diferenças mais
significativas observam-se nas disciplinas de Geometria Descritiva A (708) e de
Matemática A (635), respetivamente com 45 e 44 pontos. Pelo contrário,
verifica-se nas disciplinas de Física e Química A (715) e de Biologia e
Geologia (702) a diferença mais baixa entre os resultados dos alunos internos e
dos autopropostos, respetivamente com 9 e 6 pontos, situação justificada pelo
facto de nestas disciplinas a percentagem de alunos que realizam o exame para
melhoria de classificação ser habitualmente muito elevado, contribuindo para
uma melhoria dos resultados globais dos alunos autopropostos.

Quanto à percentagem de provas com classificação superior ou
igual a 95 pontos, destacamos as disciplinas de Geografia A (719), Português
(639) e Biologia e Geologia (702) com, respetivamente, 67,5%, 67% e 62% de
provas com classificação acima de 95 pontos. Em contrapartida, às disciplinas
de Matemática A (635), Física e Química A (715) e Economia A (712), observam-se
os números mais baixos de classificações inferiores a 95 pontos com,
respetivamente, 35%, 41% e 47% das provas.

Relativamente às taxas de reprovação pode salientar-se a
diminuição significativa da taxa de reprovação das disciplinas de Biologia e
Geologia (702) e de Física e Química A (715) em, respetivamente, 8 e 5 pontos
percentuais. Em contrapartida, observa-se um aumento desta taxa de,
respetivamente, 4 e 3 pontos percentuais nas disciplinas de História A (623) e
de Economia A (712).


Lisboa, 11 de julho de 2014

Gabinete de Comunicação do Ministério da Educação e Ciência