Beja recebe 44.º aniversário do PSD

3 de abril de 2018
PSD

 

Autonomias regionais” será o tema do 44.º aniversário do Partido Social Democrata. Beja foi a cidade escolhida para, em 11 e 12 de maio, receber as comemorações dos social-democratas.

Os históricos líderes das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, João Bosco Mota Amaral e Alberto João Jardim, serão homenageados no evento que assinala o 44.º aniversário da fundação do PSD.

Nas primeiras eleições legislativas regionais que decorreram em Portugal, em junho de 1976, o PSD alcançou vitórias históricas pelas mãos de Mota Amaral e Alberto João Jardim, protagonistas da afirmação da social-democracia nas duas regiões autónomas e do desenvolvimento de Açores e Madeira nos muitos anos em que lideraram os governos regionais.

Com eleições legislativas regionais a decorrer, na Madeira, em 2019 e, nos Açores, em 2020, o PSD olha para o seu papel como Partido definidor das autonomias regionais, reafirmando o seu protagonismo no aprofundamento das mesmas com o objetivo cimeiro de servir as populações açoriana e madeirense.

Beja foi escolhida para receber as comemorações do aniversário. Aquela cidade do interior personifica alguns dos maiores desafios de Portugal no presente, designadamente a necessária reforma da descentralização.

O PSD chamará a atenção para essa agenda, enquanto recorda ainda uma cidade com peso histórico nestes 44 anos de existência do partido. A sessão solene das comemorações, a 12 de maio, terá lugar no Teatro Municipal Pax Julia, onde, em abril de 1975, um comício do então PPD foi interrompido por forças radicais. O agora Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participava nesse comício.

O programa do aniversário incluirá ainda visitas e reuniões no distrito de Beja. Serão oradores os homenageados, João Bosco Mota Amaral e Alberto João Jardim; Francisco Pinto Balsemão, fundador e militante n.º1; e o presidente da Comissão Política Nacional, Rui Rio.

O militante fundador do PSD em Beja, Marciano Lopes, é o comissário para as comemorações.

O programa do 44.º aniversário foi apresentado pela direção nacional do partido e aprovada em Comissão Política Nacional, a 28 de março.