“A tauromaquia constitui uma atividade de especial relevância histórica, cultural e socioeconómica”

7 de julho de 2020
Grupo Parlamentar

No debate de iniciativas que visam impedir a utilização de dinheiros públicos para financiamento de atividades tauromáquicas, Fernanda Velez desmontou, um a um, os argumentos dos partidos que pretendem instituir esta proibição.

No que respeita ao primeiro argumento utilizado, o de que a tauromaquia é uma indústria que tem vindo a perder público ao longo da última década, a deputada recordou que os dados que constam do Relatório da Atividade Tauromáquica da IGAC, relativos a 2019, referem que se registou um aumento das corridas de toiros em cerca de 11%, um total de 383 900 espetadores e um aumento no número de espetadores pelo terceiro ano consecutivo.

Quanto à oposição da opinião pública à tauromaquia, outro dos argumentos utilizados, Fernanda Velez lembrou que a Eurosondagem, em dezembro passado, fez uma consulta nacional sobre Touradas que revelou que 86,7% dos portugueses não são contra as Touradas e que 70,5% dos portugueses consideram que seria muito grave ou grave o desaparecimento das Touradas.

Já no que diz respeito ao argumento referente aos apoios à tauromaquia, Fernanda Velez enfatizou que se existe atividade cultural que não é apoiada pelo Estado, é exatamente a Tauromaquia, que não recebe qualquer apoio do Ministério da Cultura. “Em matéria de impostos, designadamente o IVA, a Tauromaquia paga mais que as outras atividades culturais. Pontualmente, alguns municípios apoiam atividades tauromáquicas, o que cabe exclusivamente na esfera da autonomia que lhes é conferida pela Constituição e na matriz cultural de muitos concelhos. Estas verbas constituem um investimento e não uma despesa, já que a tauromaquia atrai anualmente cerca de meio milhão de espetadores, em Praças de Touros, e cerca de 2,5 milhões nas ações populares, ambas com elevados impactos na economia e no emprego.”

Fernanda Velez concluiu a sua intervenção afirmando que a “tauromaquia constitui uma atividade de especial relevância histórica, cultural e socioeconómica, em vários municípios e regiões do nosso País.”

https://youtu.be/slIt6hbf95k