PSD vai trabalhar “até ao último minuto” para baixar IVA da luz

4 de fevereiro de 2020
Grupo Parlamentar

Duarte Pacheco, deputado do PSD, reafirma que o PSD vai trabalhar “até ao último minuto” para que seja possível reduzir o IVA da luz para consumo doméstico sem agravar o saldo orçamental como foi sempre proposto pelo PSD.

Em declarações no Parlamento, esta segunda-feira, o deputado garante que o “PSD está profundamente comprometido com esta proposta de descer já este ano para todos os portugueses o IVA da eletricidade”.

O coordenador da Comissão de Orçamento e Finanças lembra que “nenhum partido tem maioria absoluta”, pelo que das duas uma: ou os partidos apresentam “propostas para fazer folclore político” ou apresentam propostas porque querem “que elas sejam aprovadas”.

Duarte Pacheco diz que os portugueses já perceberam que o Governo mente, já que não tem interesse em baixar o IVA da eletricidade, limitando-se a pedir a Bruxelas para avaliar a possibilidade de fazer uma diferenciação do IVA da luz em função do consumo. “Se têm mesmo essa intenção, se isso fosse verdade, a nossa proposta não precisava de contrapartidas, o custo já estava estimado. Mas até hoje não nos foi dado um valor, fica clarinho que o Governo andou a atirar areia para os olhos dos portugueses”, criticou.

O PSD, insiste Duarte Pacheco, “não vai desistir” de baixar o IVA da eletricidade de 23 para 6%, lembrando que haverá um novo momento de votação durante esta quarta-feira. “Nós estamos convencidos de que é possível encontrar uma solução que possa acolher o apoio maioritário do Parlamento e não desistimos de trabalhar nesse sentido. (…) Até ao lavar dos cestos é vindima, vamos todos trabalhar para baixar o IVA da eletricidade para os portugueses”, disse.