PSD propõe subcomissão na AR para acompanhar situação dos lares

14 de setembro de 2020
Grupo Parlamentar

O PSD acaba de entregar um requerimento, para que seja criada uma subcomissão parlamentar eventual que faça o acompanhamento da situação dos lares de terceira idade durante a pandemia de covid-19.

No requerimento, que deu entrada esta segunda-feira, o grupo parlamentar do PSD considera que a pandemia “evidenciou que o Governo não tem dado a resposta devida à população mais idosa e frágil, nomeadamente aos residentes em lares”.

“Dramas como o do Lar de Reguengos de Monsaraz – e outros houve – são a prova acabada do que não devia ter acontecido. Não houve previsão e planeamento, não houve articulação adequada entre ministérios, não houve meios e a tragédia consumou-se”, refere o texto, defendendo que a atenção em relação a esta população “tem de ser redobrada e exige um particular acompanhamento por parte da Assembleia da República”, de forma que não se repitam erros recentes.

Por estas razões, o grupo parlamentar do PSD dirigiu um requerimento ao presidente da Comissão de Trabalho e Segurança Social, para que seja criada uma subcomissão eventual de acompanhamento da situação dos lares de terceira idade, que “deverá funcionar em estreita articulação e colaboração com a Comissão Parlamentar da Saúde” e integrar “deputados das duas comissões”.