“Programa robusto” para travar a “explosão de desemprego” no Algarve

21 de maio de 2020
Grupo Parlamentar

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve exortam o Governo a apresentar com urgência “um programa robusto” para travar “a explosão de desemprego” na região. Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos consideram que “não se pode perder mais tempo”, quando acabam de ser conhecidos os números de desempregados em abril, no Algarve, que registaram um crescimento de +123,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, o que configura “um impacto brutal no tecido económico e social da região”.

Os deputados assinalam que “é preciso que a economia reabra com segurança, esse é o maior antídoto para impedir a tragédia das falências e do desemprego, e mesmo assim numa primeira fase não haverá procura”. “Temos de prevenir o dominó de falências”, alertam, lembrando que já em março se tinha registado um aumento de 41% e que a explosão do número de inscritos é mais de cinco vezes superior do que em qualquer outra região do país.

Os parlamentares querem um programa específico para o Algarve, porque “as fronteiras estão fechadas, há muita desconfiança no consumo e incerteza no futuro e a base económica da região vai demorar mais tempo a recuperar”. “É isso que estamos a exigir ao Governo, já demos – e vamos continuar a dar – o nosso contributo com as medidas que publicamente apresentamos, as quais vão desde fundos comunitários, a regras de entrada em aeroportos, passando pelo alargamento do prazo do ‘lay-off’ até mecanismos reforçados de capitalização”, referem.

O PSD está muito preocupado com o facto de o Governo ter assumido que o “lay-off” termina em 30 de junho. Para o PSD, “esta é a medida mais poderosa no sentido de preservar o emprego e deve ser renovada nos setores que tenham uma recuperação mais lenta e difícil”.

Os deputados anunciam que vão chamar os membros do Governo para tomarem medidas concretas para proteger as famílias e as empresas algarvias.