“O PSD está na defesa absolutamente intransigente das nossas forças de segurança e forças policiais”

2 de julho de 2020
Grupo Parlamentar

André Coelho Lima recusa uma diminuição dos efetivos das forças e serviços de segurança. Para o Vice-Presidente do PSD, falar em reforço da autoridade do Estado passa por não nos resignarmos com a execução de apenas 60% da Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança, algo origina condições degradantes em algumas esquadras no nosso país. “Falar em reforço da autoridade do Estado é acompanhar as justas reivindicações dos agentes no que respeita às condições dos seus locais de trabalho e à disponibilização de equipamento de proteção individual. Falar em reforço da autoridade do Estado é, numa palavra, pugnar pelo reforço da dignidade do corpo policial e das forças de segurança civil.”

No debate sobre “a Autoridade do Estado e Segurança dos Cidadãos”, André Coelho Lima recusou contribuir para um debate que visa a “demarcação do território político securitário” e frisou que o PSD, como partido defensor das liberdades individuais, é pela moderação e pelo equilíbrio. Para o Vice-Presidente do PSD, a autoridade do Estado e a defesa das nossas forças de segurança “não é temática para ser tratada en passant ou para ser usada para dar destaque a iniciativas legislativas”. “O PSD está na defesa absolutamente intransigente das nossas forças de segurança e forças policiais. Mas dotando-as de meios de proteção capazes e investindo na capacitação individual dos agentes. O PSD está pela valorização das nossas forças de segurança como garantes por excelência da defesa e proteção dos cidadãos. Mas defendendo o tratamento digno que é devido àqueles cuja vida é dedicada a nos fazer sentir seguros”, sublinhou.

De seguida, o deputado considerou intoleráveis frases como a que foi vista numa manifestação, com a indicação de que “Um polícia bom é polícia morto”, adiantando o social-democrata que, sem prejuízo de se tratar de matéria que compete aos tribunais julgar, “faltou uma palavra firme de repúdio inequívoco do Ministro da Administração Interna”. O parlamentar considera que defender a autoridade do Estado “é não ter tibiezas na hora de defender a honorabilidade dos nossos agentes, como é não ter qualquer hesitação na hora de condenar aqueles cujos comportamentos disso sejam merecedores.”

André Coelho Lima insistiu ainda na ideia de que é necessário o desenvolvimento político e normativo do conceito de Segurança Sanitária. “A Segurança Sanitária é, nos dias de hoje, porventura a preocupação mais relevante dos cidadãos e do Estado. É digamos que a circunstância potencialmente causadora de maiores receios e dúvidas na plena fruição do espaço público. Foi atendendo precisamente a esta preocupação que o PSD deu recentemente entrada a um projeto de resolução que defende a implementação de medidas concretas nos aeroportos e terminais de cruzeiros portugueses”, revelou o deputado.