Estado deve reconhecer os altos e relevantes serviços prestados pelos trabalhadores do sector da saúde

13 de maio de 2020
Grupo Parlamentar

O PSD entende que é imperioso reconhecer o papel dos profissionais de saúde, principalmente os que trabalham no SNS, cuja abnegação, sacrifício pessoal, sentido de dever e profissionalismo em tanto contribuíram para as relativamente baixas taxas de doentes infetados e de falecimentos por Covid-19 no nosso País. Numa intervenção na Assembleia da República, Alberto Machado afirmou que o PSD apresentou um Projeto de Resolução no qual recomenda ao Governo a aprovação de um conjunto de medidas de reconhecimento aos trabalhadores do SNS envolvidos no combate à doença Covid-19.

“Não podemos esquecer as condições especificas do exercício profissional, que colocam estes profissionais, perante um risco de contágio por Covid-19 muito acrescido em relação à generalidade das pessoas. Também não podemos esquecer os sacrifícios que muitos fizeram ao afastar-se das suas famílias, por fundado receio de transmissão da doença. Tem também de ser reconhecido, que estes profissionais, têm sido colocados perante tempos de trabalho muito superiores, além das suas funções estarem a ser exercidas em condições de especial stress, penosidade e com restrições de alguns direitos laborais, circunstâncias que ocorrem num já pré-existente contexto de desgaste profissional, e em muito contribuem para aumentar o risco de burnout laboral.”

Tendo em conta esta realidade, Alberto Machado afirma que o PSD entende que se “impõe ao Estado reconhecer os altos e relevantes serviços prestados, a favor do bem comum, pelos trabalhadores do sector da saúde, mais diretamente envolvidos no combate à Covid-19. Esse reconhecimento deverá ter expressão ao nível do gozo de férias em função dos dias de trabalho prestados nesta pandemia, na atribuição de um prémio de desempenho correspondente a 50% da remuneração base, e na atribuição de uma distinção por comportamento exemplar do Ministério da Saúde aos profissionais do SNS que estiveram envolvidos no combate a esta pandemia.”

https://youtu.be/h3QLXPz8G5o