![](/sites/default/files/2020-05/PSD-website-noti%CC%81cias.jpg)
Últimas notícias
![](/sites/default/files/styles/news_list_thumbnail_204x137/public/2024-07/53828652840_32e7fe78a6_k.jpg?itok=dbzvkC5W)
![pesar](/sites/default/files/styles/news_list_thumbnail_204x137/public/2022-07/pesar.jpg?itok=5czL2Gdv)
![luís montenegro no debate quinzenal](/sites/default/files/styles/news_list_thumbnail_204x137/public/2024-06/lm_debate.jpg?itok=OuXfQBrn)
![logo luto](/sites/default/files/styles/news_list_thumbnail_204x137/public/2024-06/psd_logo_luto.jpg?itok=TmVHSW_E)
![luis montenegro no 28 congresso da jsd](/sites/default/files/styles/news_list_thumbnail_204x137/public/2024-06/lm_jsd_congresso.jpg?itok=D7dLFC8p)
Com o regresso às aulas presenciais para alguns alunos do ensino secundário e profissional marcado para dia 18 de maio, o PSD questionou o Governo sobre que medidas estão a ser tomadas para a nova realidade das escolas. Cláudia André, coordenadora do PSD na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, questionou o ministro da Educação sobre quem vai fornecer as máscaras aos alunos e se as mesmas já foram adquiridas, estimando ser necessárias cerca de 5 700 000 máscaras para 30 dias de aulas.
A social-democrata alertou ainda para desigualdade que permanece no ensino à distância, nomeadamente no acesso às tecnologias, questionando “quantos computadores e routers para acesso à internet o ministério já adquiriu para empréstimo aos alunos até ao dia de hoje?”. Também sobre o acesso a equipamento para o ensino à distância, António Cunha quis saber se no “objetivo claro de acesso universal à rede e aos equipamentos”, anunciado pelo Primeiro-ministro, “estão incluídos os docentes e as escolas que, como sabe, estão carregadas de tralha informática obsoleta”.
Sobre a reabertura do pré-escolar, a 1 de junho, Carla Madureira perguntou “de que forma está a ser preparado o reinício das atividades presenciais na educação pré-escolar”, afirmando compreender “a ansiedade de pais, educadores, assistentes operacionais e dos diretores dos agrupamentos escolares, que conhecem as condições de muitas das nossas escolas, e a impossibilidade de as crianças usarem máscaras, de evitar brincadeiras e o contacto físico”.