Escolas devem ter todas as condições sanitárias necessárias para a reabertura

6 de maio de 2020
Grupo Parlamentar

Com o regresso às aulas presenciais para alguns alunos do ensino secundário e profissional marcado para dia 18 de maio, o PSD questionou o Governo sobre que medidas estão a ser tomadas para a nova realidade das escolas. Cláudia André, coordenadora do PSD na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, questionou o ministro da Educação sobre quem vai fornecer as máscaras aos alunos e se as mesmas já foram adquiridas, estimando ser necessárias cerca de 5 700 000 máscaras para 30 dias de aulas.

 

A social-democrata alertou ainda para desigualdade que permanece no ensino à distância, nomeadamente no acesso às tecnologias, questionando “quantos computadores e routers para acesso à internet o ministério já adquiriu para empréstimo aos alunos até ao dia de hoje?”. Também sobre o acesso a equipamento para o ensino à distância, António Cunha quis saber se no “objetivo claro de acesso universal à rede e aos equipamentos”, anunciado pelo Primeiro-ministro, “estão incluídos os docentes e as escolas que, como sabe, estão carregadas de tralha informática obsoleta”.

Sobre a reabertura do pré-escolar, a 1 de junho, Carla Madureira perguntou “de que forma está a ser preparado o reinício das atividades presenciais na educação pré-escolar”, afirmando compreender “a ansiedade de pais, educadores, assistentes operacionais e dos diretores dos agrupamentos escolares, que conhecem as condições de muitas das nossas escolas, e a impossibilidade de as crianças usarem máscaras, de evitar brincadeiras e o contacto físico”.