Dia Mundial do Ambiente: precisamos de políticas que garantam uma maior sustentabilidade e eficiência de recursos

5 de junho de 2020
Grupo Parlamentar

No Dia Mundial do Ambiente, Luís Leite Ramos afirmou que o alarme soa há já algum tempo e que os últimos meses mostraram, de um modo cruel, a responsabilidade que nos cabe na gestão dos recursos indispensáveis à sobrevivência da humanidade. “Temos a obrigação de devolver às gerações futuras um planeta onde possam viver. A crise sanitária que atravessamos vem acentuar ainda mais a emergência climática em que vivemos há várias décadas”, afirmou o deputado.

De acordo com o Vice-Presidente da bancada do PSD, a visão dos sociais-democratas passa pela criação de um “novo normal, mais eficiente, mais sustentável, mais resiliente. Apostar em políticas, processos e iniciativas que garantam uma maior sustentabilidade e eficiência de recursos. E temos de substituir e mitigar o que mais degrada e polui.”

Foi com essa preocupação, adianta o deputado, que o PSD apresentou um conjunto de propostas e medidas para o relançamento da economia, focadas no crescimento sustentável.

“Portugal deve privilegiar os investimentos em áreas que promovam uma transformação estrutural da economia, que criem emprego qualificado, que reduzam as desigualdades sociais e territoriais. Apostar na digitalização da economia, na economia circular, nos circuitos curtos, numa mobilidade mais sustentável, na eficiência energética, no aproveitamento alargado das energias renováveis ou ainda na promoção de projetos e legislação que incentivem a redução, a reciclagem e a reutilização de resíduos.”

Luís Leite Ramos lembra que Portugal, que já liderou no combate às alterações climáticas, tem agora a oportunidade de voltar a liderar na Europa esta mudança. Para isso, adianta o deputado, é necessário o compromisso de todos.  “A exigência dos desafios que temos pela frente não pode ser inferior à coragem que precisamos para agir. Não podemos falhar. Por nós e pelas gerações vindouras”, referiu.