Covid-19: Rui Rio espera “sentido de responsabilidade” dos cidadãos e só depois “confinamento com mais rigor”

30 de março de 2020
Grupo Parlamentar

Rui Rio comentou esta segunda-feira a ponderação que está a ser feita pela Direção-Geral da Saúde de tomar medidas mais drásticas, como o confinamento obrigatório em alguns concelhos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. “Chegam-me apelos para que as autoridades imponham o confinamento com mais rigor em muitos municípios do País, onde ele não se está a cumprir com o devido sentido da responsabilidade. Apelo primeiro às pessoas para pensarem neles e nos outros”, escreveu Rui Rio, através da rede social Twitter.

O Presidente do PSD apela a que todos cumpram a sua parte, com “sentido de responsabilidade” durante a presente crise sanitária, e só depois, esgotado este recurso, é que será tempo de as “autoridades atuarem”.

A directora-geral da Saúde admitiu que uma “cerca sanitária no Porto está a ser equacionada entre as autoridades de saúde nacionais e regionais”, medida que poderá estender-se a outros municípios. Até ao momento, apenas Ovar (Aveiro) e Povoação (Açores) estão sujeitos a um cordão sanitário.