Covid-19: PSD quer medidas urgentes para proteger os idosos quando vão aos CTT

27 de março de 2020
Grupo Parlamentar

Os idosos são um dos grupos de maior risco da pandemia de Covid-19, podendo, não obstante as medidas restritivas de circulação impostas pelo estado de emergência, deslocar-se às estações dos CTT para efetuarem o levantamento das pensões de reforma e demais prestações sociais. Não só pela idade, mas também pela saúde frágil, os idosos acorrem, sobretudo, nos dias 4 e 9 de cada mês, às estações dos correios para receberem as pensões a que têm direito, situação que exige cuidados acrescidos de afastamento social e de higienização.

O grupo parlamentar do PSD acaba de recomendar ao Governo que implemente medidas urgentes para garantir mais proteção dos idosos quando vão aos postos dos correios. O PSD alerta “as Juntas de Freguesia e os Municípios, para que durante o período dos dias 4 a 9 de cada mês, disponibilizem equipas que, em articulação com os responsáveis por cada uma das Lojas CTT, acompanhem, supervisionem e organizem os idosos que possam necessitar de deslocação a essas lojas para aquele indicado fim, sensibilizando-os a respeitar essas mesmas regras de afastamento no interior e a aceitar os procedimentos de higienização das mãos de acordo com os produtos desinfetantes disponíveis”.

Uma parte dos pensionistas, particularmente dos concelhos mais rurais, recebe as suas prestações sociais através de vale postal. No caso dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, o PSD recorda que uma elevada percentagem não dispõe de conta bancária e que, por isso mesmo, recebe a sua prestação através de vale postal. As pensões são pagas mensalmente e no caso das que são liquidadas através de vale postal, a emissão dos vales começa, por ordem alfabética, no dia 4 de cada mês e prolonga-se até ao dia 9 em conjunto com o complemento solidário para idosos. No caso do RSI, o pagamento é feito habitualmente a 23, sendo que noutras prestações, o seu envio ocorre noutros dias do mês.

O PSD quer assim evitar uma “espiral de contaminação” nos momentos de maior afluxo da população sénior. O PSD considera muito importante “o cumprimento das normas de afastamento social nestas operações de levantamentos das prestações sociais nas estações dos CTT, porventura com o apoio no espaço público (onde se formarão filas) das forças de segurança de cada um dos concelhos”.

As recomendações dos deputados do PSD

  1. O Governo implemente medidas rápidas que assegurem o cumprimento das normas de afastamento social nestas operações de levantamentos das prestações sociais nas Estações dos CTT, porventura com o apoio no espaço público (onde se formarão filas) das forças de segurança de cada um dos concelhos.
  2. As Juntas de Freguesia e os Municípios para que durante o período dos dias 4 a 9 de cada mês, disponibilizem equipas que, em articulação com os responsáveis por cada uma das Lojas CTT, acompanhem, supervisionem e organizem os idosos que possam necessitar de deslocação a essas Lojas para aquele indicado fim, sensibilizando-os a respeitar essas mesmas regras de afastamento no interior e a aceitar os procedimentos de higienização das mãos de acordo com os produtos desinfetantes disponíveis.