Covid-19: PSD propõe campanha de sensibilização sobre o depósito dos resíduos domésticos

6 de maio de 2020
Grupo Parlamentar
O PSD defende a criação e ampla divulgação de uma campanha de comunicação destinada à sensibilização das populações para o correto acondicionamento e depósito dos resíduos domésticos.
Na apresentação da iniciativa, Bruno Coimbra sublinhou que, em tempos de crise pandémica, a gestão de resíduos ganha ainda maior importância. “Primeiro, com os portugueses fechados em casa, a produzir maior quantidade de resíduos. Depois, com milhares de cidadãos infetados, em convalescença em suas casas, cujos resíduos seguem os mesmo circuitos que os demais. E agora, com os portugueses a regressarem às suas atividades e a utilizarem grandes quantidades de máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção individual.”
Bruno Coimbra afirma que é preciso garantir a eficácia e o funcionamento dos sistemas de gestão de resíduos. “É preciso divulgar e publicitar eficazmente as boas-práticas que os portugueses devem ter em conta no acondicionamento e deposição dos seus resíduos. É preciso sensibilizar, é preciso formar. Só assim poderemos evitar problemas de salubridade, evitar o contágio por esta via, garantir a segurança daqueles que trabalham na recolha e gestão dos resíduos”.
Face a esta realidade, o social-democrata insiste que é imperativo que seja feita uma campanha nacional que chegue a todos e informe todos sobre este assunto.