Covid-19: PSD defende testes de rastreio aos profissionais dos jardins de infância

4 de junho de 2020
Grupo Parlamentar

Os deputados do PSD defendem a realização de testes de rastreio à covid-19 a todos os funcionários – educadores, funcionários e auxiliares – dos jardins de infância.

Numa pergunta ao ministro da Educação, o PSD recorda que foi a deteção precoce de “casos positivos de covid-19 entre os profissionais das creches que permitiu travar uma eventual disseminação do vírus”. Os deputados acrescentam que esta “situação é particularmente grave, tanto mais que é sabido que os educadores de infância são um dos grupos mais envelhecido, tendo à sua frente apenas o grupo docente do 2.º ciclo”.

O PSD lamenta que o Ministério da Educação não tenho optado pelo mesmo “caminho que o seu congénere do Trabalho e da Segurança Social trilhou, o de impor testes a todos os funcionários e educadores na reabertura das creches das IPSS”. “Isto é, as portas abriram sem que tenham sido realizados testes de despiste da covid-19, nem aos educadores nem aos auxiliares. Ou seja, o Governo não está a dar o mesmo tratamento, assumindo posições diferentes para a mesma realidade”, referem.

Além do perigo que representa para a saúde pública, a não realização de testes nos jardins de infância gera um “desconforto” entre os profissionais de saúde, “inibidor de um bom desempenho, sobretudo para quem lida com crianças”.

O PSD pergunta:

  1. Por que não deu o governo o mesmo tratamento aos profissionais da Educação que começaram a trabalhar dia 1 de junho?
  2. O Governo admite fazer algum rastreio entre funcionários e educadores dos jardins de infância?