Condições das forças de segurança, PSD quer ouvir os responsáveis da PSP e GNR

18 de maio de 2020
Grupo Parlamentar

O PSD quer ouvir no Parlamento o diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) e o comandante-geral da Guarda Nacional Republicana (GNR) sobre as condições proporcionadas às forças de segurança no exercício de funções.

Os deputados começam por elogiar o “espírito de missão” dos agentes destas forças de segurança, que tiveram um “papel fundamental no combate ao surto pandémico”. “Além do reconhecimento do espírito de missão e do empenho dos seus profissionais, que se julga dever ser sublinhado, o PSD considera que é também o momento para se fazer uma análise e um balanço acerca das condições que foram e são proporcionadas às forças de segurança para exercerem cabalmente as suas funções, das restrições e condicionantes que porventura sentem no domínio dos seus recursos humanos e materiais, e dos resultados operacionais que cada força obteve e espera obter”, referem os deputados social-democratas.

No requerimento que deu entrada, na Assembleia da República, esta sexta-feira, os deputados saúdam as “ações executadas pelas forças de segurança, em particular pela PSP e pela GNR, enquanto vigorou o estado de emergência, e as que continuam a ser desenvolvidas durante a atual vigência do estado de calamidade, foram, e são, fundamentais para a segurança e para a proteção da saúde de todos”.

O PSD destaca ainda as “inúmeras ações de prestação de auxílio às pessoas idosas e mais vulneráveis, em particular no apoio aos lares, e também quanto à circulação dos bens essenciais e de primeira necessidade”. “Tais ações concretizam de forma expressiva o elevado sentido ético e de responsabilidade que são apanágio das nossas forças de segurança”, assinalam.

Considerando ser tempo de “perspetivar e preparar o futuro” na PSP e GNR, o PSD entende que “o Parlamento não deve ficar alheado” destas estratégias, motivo pelo qual requereu a audição dos responsáveis máximos de cada uma destas forças de segurança na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direito, Liberdades e Garantias (1.ª Comissão da Assembleia da República).