Compete ao Governo valorizar a Carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica

7 de julho de 2020
Grupo Parlamentar

Carla Borges aproveitou o debate de iniciativas sobre a Carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica para saudar, uma vez mais, todos os profissionais do setor da saúde, “agradecendo-lhes de forma penhorada toda a abnegação demonstrada no combate a esta Pandemia”.

Focando-se na iniciativa em debate, a parlamentar afirmou que a dignificação de um setor profissional, bem como a valorização das carreiras e o reconhecimento das suas necessidades, faz-se com compromissos sérios. “Por assim o entender, o PSD apresentou na anterior legislatura um Projeto de Resolução que visava assegurar a realização de um estudo prévio, que avaliasse os termos da revisão da carreira especial de técnico superior das áreas de diagnóstico e terapêutica.” Mais recentemente, refere a deputada, o PSD fez prova das suas intenções e viu ser aprovada, por unanimidade, a proposta de atribuição de um prémio de desempenho aos trabalhadores do SNS.

Depois de acusar o Governo de não cumprir as metas e os prazos estabelecidos não só em negociação sindical, mas também os previstos na própria legislação, Carla Borges enfatizou que cabe ao governo resolver matérias como esta, pela sua especificidade, complexidade, densidade técnica e orçamental, estando a resolução das mesmas ao seu alcance, devendo fazê-lo sempre em sede de concertação social. “O PSD sabe bem da sua exigência técnica, das suas especificidades, mas também da sua transversalidade a outras áreas profissionais não só do setor da saúde, não só da Administração Pública, mas também do setor privado. Da parte do PSD, os trabalhadores poderão contar com empenho na defesa da resolução dos seus problemas, com sentido de responsabilidade e de justiça.”

A terminar, a social-democrata declarou que “está nas mãos do Governo a resolução desta matéria”.