Cativações levaram a uma degradação sem paralelo dos serviços públicos

5 de junho de 2020
Grupo Parlamentar

Cancela Moura denunciou o “exercício de hipocrisia política” efetuado pelos partidos mais à esquerda, que agora prometem tudo a todos, mas na aprovação dos últimos 5 Orçamentos pactuarem com as cativações, que levaram à “degradação, sem paralelo, dos serviços públicos”.

No debate de iniciativas sobre a regulamentação da prestação de trabalho em situações de risco, penosidade e insalubridade, na administração pública, o social-democrata afirmou que “em vez de leiloarem propostas”, melhor seria se PCP, BE e PEV “exigissem a aprovação destes Projetos de Lei, como moeda de troca de, pelo menos, um dos cinco orçamentos que aprovaram.”

Cancela Moura adiantou que o PSD não é indiferente à condição em que estes trabalhadores exercem as suas funções, que valoriza, sobretudo por se aterem a serviços essenciais. Contudo, concluiu o social-democrata, esta tipo de regulamentação deve ser objeto de negociação coletiva e de um compromisso do governo com as organizações sindicais.