“Apoios às empresas devem ser dados a quem precisa, de forma justa e célere”

6 de maio de 2020
Grupo Parlamentar
Hugo Carvalho considera que Portugal precisa de medidas ágeis direcionadas à capitalização das empresas. “Devemos aqui, então, partilhar um critério: de que os apoios devem ser dados a quem precisa, de forma justa e célere”, sustentou o deputado.
Segundo o parlamentar, o apoio às empresas até pode estar para vir, mas até ao momento o que houve foi um apoio social de manutenção de rendimentos das pessoas. Um apoio, acrescenta o social-democrata, feito nos ombros das empresas a quem o Governo pediu que, face a uma quebra nas suas receitas, adiantassem os salários dos seus trabalhadores para que mais tarde o Governo falhasse o prazo de as reembolsar. “Propusemos que esses pagamentos fossem feitos diretamente às pessoas, mas o Governo decidiu pedir aos empresários para irem adiantando.  Os mesmos empresários que, sendo sócios gerentes, o Governo tratou de acordo com a uma qualquer cartilha ideológica, pedindo a pessoas que têm um pequeno restaurante, ou pequenos comércios para fecharem portas, adiantarem o salário dos seus trabalhadores e irem para casa sem direito a nada, apenas porque gerem um pequeno negócio.”
O deputado lamenta a forma como o Governo tratou os gerentes de empresas deste país, até porque na hora de recuperar a economia, “teremos todos de nos virar para as empresas. E é por isso que me arrisco a dizer que as empresas Portuguesas precisam, agora, do mesmo que sempre precisaram: que o Governo as ajude a respirar para se reinventarem no novo normal da economia que nos será imposto, em vez de as continuar a asfixiar em dívida, burocracia, e sempre mais impostos.”