Rui Rio: “O PSD é a força política alternativa nos Açores”

26 de outubro de 2020

Numa declaração sobre os resultados das eleições regionais dos Açores, este domingo, Rui Rio elogiou a prestação do PSD. “O PSD subiu 3% dos votos, aumentou dois deputados regionais e firmou-se, ainda mais, como a força política alternativa na Região Autónoma dos Açores”, afirmou.
O Presidente do PSD saudou o “excelente trabalho” de José Manuel Bolieiro, líder do PSD/Açores eleito há 10 meses e que, num contexto de pandemia, conseguiu obter um resultado que permite abrir um horizonte de novas políticas para o povo açoriano. “Queria sublinhar as condições muito difíceis em que as eleições foram disputadas. O candidato do PSD, dr. José Manuel Bolieiro, foi eleito em dezembro, há 10 meses, teve pouco tempo para se afirmar. Teve muita dificuldade em fazer campanha eleitoral por força da pandemia, contra métodos em que o PS tira partido do poder que exerce nos Açores, que amedronta e ameaça as pessoas”, expressou.
Rui Rio sublinha o “notório desgaste do governo regional, tal ocorre como no continente” com o Governo de Lisboa, e sobre a questão da governabilidade, o Presidente do PSD diz que que cabe à Comissão Política Regional dos Açores e aos demais partidos, na sua esfera de autonomia, encontrarem soluções de estabilidade. “Será o PSD nos Açores que irá determinar aquilo que quer fazer. Em face destes resultados, a governabilidade dos Açores não é simples, porque a esquerda não consegue maioria”, afirmou.
De acordo com os resultados provisórios divulgados pela Direção Regional de Organização e Administração Pública (DROAP), o PS perdeu a maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, conseguindo eleger 25 deputados (com 39,13% dos votos) da Assembleia Legislativa Regional. O PSD alcançou 33,74% (35.091 votos) e garantiu 21 mandatos. A abstenção cifrou-se nos 54,58% dos 229.002 eleitores inscritos.