Rui Rio diz que o anterior presidente do Tribunal de Contas “deveria continuar” e elogia o novo responsável da instituição

8 de outubro de 2020
PSD

Em visita ao arquipélago dos Açores, Rui Rio explicou que o juiz Vítor Caldeira “deveria continuar” na presidência do Tribunal de Contas (TdC). “Se dependesse de mim, acho que o doutor Vítor Caldeira deveria continuar. Fez um bom trabalho, é uma pessoa sensata, uma pessoa competente, tem um grande currículo. Foi presidente do próprio Tribunal de Contas europeu e, na minha opinião, devia continuar”, afirmou.

O Presidente do PSD confirmou que lhe foi solicitada a “opinião” sobre dois nomes para a presidência do Tribunal de Contas e que, perante as duas hipóteses, escolheu José Tavares, o juiz conselheiro que tomou posse como presidente do órgão supremo de fiscalização da legalidade das despesas públicas e de julgamento das contas nacionais. “Perguntaram-me a minha opinião sobre duas pessoas que tinham em mente que pudessem ocupar o lugar, e eu efetivamente tenho uma opinião muito positiva sobre o doutor José Tavares que eu conheço há mais de 15 anos”, declarou.

O líder do PSD considera o novo presidente do Tribunal de Contas uma pessoa “disponível, equilibrada e sensata”.

Rui Rio frisou ainda que não lhe cabe revelar quem era o outro nome sugerido pelo Governo e salientou que não iria criticar alguém sobre a qual tem a “melhor opinião, referindo-se a José Tavares. “Se por razões de ordem tática e por razões de ordem política neste momento eu precisasse de criticar ou desqualificar alguém que eu considero, então estão muito enganados porque não me conhecem. Há parâmetros éticos que eu não piso”, apontou.

Rui Rio falava na Horta, na ilha açoriana do Faial, após uma visita à marina da cidade. O Presidente do PSD visita esta quinta e sexta-feira, as ilhas do Faial e do Pico, nos Açores, no âmbito da pré-campanha para as eleições regionais.