Rui Rio: descida do imposto na gasolina não terá impacto

30 de outubro de 2018

Rui Rio tem dúvidas em relação ao anúncio do ministro das Finanças da descida do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) na gasolina. “Não estando em sede do Orçamento de Estado uma medida que representa uma quebra de receita, só se for uma coisa mínima e, portanto, não tem grande influência no Orçamento”, afirma Rui Rio.

O líder do PSD observa ainda que “lá porque promete não quer dizer que [o Governo] vá cumprir. Bem pelo contrário, temos de esperar. Temos de esperar”, precisou Rui Rio.

Também o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP) advertiu para o impacto nulo da medida. “Estas contas que o ministro fez não vão reduzir o preço de três cêntimos na gasolina. Penso que o ministro das Finanças fez mal as contas”, disse Carlos Barbosa.

Recorde-se que início de 2016, o Governo assumiu o compromisso de rever trimestralmente o preço dos combustíveis, já depois de ter agravado os impostos na gasolina e no gasóleo em seis cêntimos por litro. Uma promessa que o Governo não cumpriu até ao momento.