PSD/Açores propõe passagens aéreas internas com “preço único entre 50 e 60 euros”

16 de junho de 2020
PSD

Passagens inter-ilhas com preço único entre os 50 e os 60 euros. Esta é mais uma proposta apresentada por José Manuel Bolieiro  para melhorar a vida dos açorianos.

"No futuro do novo contrato para a concessão das obrigações de serviço público de transporte aéreo, [deve-se] apontar para um preço único entre os 50 e os 60 euros, mas obviamente que depois isto é avaliado tendo em conta o impacto orçamental que tem", declarou o social-democrata após uma reunião com a Câmara do Comércio da Horta, no Faial.

O Presidente do PSD/Açores assinalou que a criação desta "tarifa Açores" teria fins turísticos, seria destinada a residentes e estaria assente num valor fixo, independentemente da distância entre as ilhas. "Criar uma tarifa Açores, promocional, turística, para residentes, com preço fixo e que promova a circulação dos açorianos não em função da geografia, mas pela vontade de conhecer a outra ilha", destacou.

O social-democrata ressalvou que a proposta teria de ter "algumas obrigações", como uma estadia mínima de três noites. "Temos convicção de que é uma reforma revolucionária no modelo da mobilidade interna de pessoas nos Açores e de promover o conhecimento dos açorianos em todas as ilhas", apontou.

Bolieiro avançou que a medida implicaria um esforço de 2,4 milhões de euros por parte da região, mas não colocaria dificuldades às "contas operacionais" da SATA. "Com o custo orçamental para a região, nunca para a SATA, não colocaríamos dificuldades às contas operacionais da empresa, da SATA, mas sim um compromisso assumido pela região na ordem dos 2,4 milhões de euros", especificou.