PSD DENUNCIA: Governo põe em causa serviço do INEM

28 de abril de 2017

O Governo pretende que deixem de funcionar, no horário noturno, um total de 13 ambulâncias a nível nacional, afetando os municípios de Amadora, Anadia, Aveiro, Chaves, Covilhã, Espinho, Guimarães, Maia e Ovar.

O PSD repudia esta intenção do Governo, opondo-se-lhe frontal e totalmente, e já entregou um requerimento para que o ministro da Saúde dê explicações sobre o assunto em sede de comissão parlamentar.

Em causa está não só o fecho do horário noturno das ambulâncias, como será reduzido o funcionamento desses meios de emergência nos municípios de Lisboa e do Porto, sendo também alterados os horários de funcionamento das ambulâncias de emergência médica de Sacavém, do Seixal e de Almada para turnos intermédios.

Este fecho de meios de emergência do INEM compromete o socorro às populações, põe em causa o cumprimento da missão do INEM e constitui um claro exemplo do desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) por parte do Governo e da maioria que o suporta.

Depois dos cortes a que temos vindo a assistir na Saúde, onde o Governo reduziu o investimento em 34%; depois das greves de médicos e enfermeiros insatisfeitos com a forma como o ministério implementou as 35 horas não está a responder às falhas de recursos humanos; depois de sabermos que a dívida a fornecedores de medicamentos aumenta a cada dia, vemos agora, mais uma vez, que vale tudo para este Governo para “cumprir as metas”.

Em 2016, a Entidade Reguladora da Saúde recebeu quase 70 mil reclamações por causa da redução da capacidade de resposta e a perda de qualidade dos serviços de saúde, em particular no Serviço Nacional de Saúde.