Promover o turismo interilhas

26 de maio de 2020

O líder do PSD/Açores congratulou-se com a retoma gradual, a partir da próxima sexta-feira, das ligações aéreas interilhas e da operação regular de transportes marítimos, e apelou ao turismo dentro do arquipélago. “Eu próprio tinha apontado uma data simbólica [1 de junho, Dia da Região], salvaguardadas as questões de salvaguarda de saúde pública. Se afinal ainda é possível mais cedo, congratulo esse facto”, afirmou José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande.

O presidente do PSD/Açores falava após uma visita à central de madeiras da empresa Mariano Brum Gouveia & Filhos, Lda, em Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, tendo apelado para que os açorianos façam turismo dentro da região. “E também aproveito para lançar esta mensagem para que possamos, no contexto das nossas ilhas, aproveitar pedagogicamente o turismo interilhas e começar a trabalhar de forma estratégica a redução dos preços das passagens aéreas para que os açorianos possam também fazer turismo de ilha para ilha”, sublinhou, acrescentando que dessa forma se pode “ajudar a potenciar a retoma e a recuperação dos empresários que estão no negócio turístico”, permitindo também aos açorianos “conhecerem cada vez melhor as suas ilhas, as belezas e a capacidade de acolhimento turístico”.

Questionado em relação ao “timing” para o levantamento das restrições, o líder do PSD/açores referiu que “a questão técnica deve ser da responsabilidade da Autoridade de Saúde” da região.

“Como cidadão preocupado a que não se junte à pandemia do vírus, uma pandemia social e económica, é do nosso interesse que o mais rapidamente possível possamos ganhar confiança com as cautelas e os bons conselhos sob o ponto de vista do controlo da transmissão do vírus e assim possamos retomar o mais rapidamente possível a nossa economia”, salientou.

José Manuel Bolieiro aproveitou a ocasião para destacar o trabalho das empresas que puderam continuar a laborar durante a pandemia, nomeadamente as que transformam matérias-primas originárias da Região. “Pude visitar uma empresa e um concelho em que a confiança tem permitido atividade económica, dinâmica e resiliência. No caso concreto da Mariano Brum Gouveia & Filhos, trata-se de uma empresa que transforma matéria-prima da nossa floresta [madeira de criptoméria] em produtos transacionáveis”, disse.

Segundo o presidente do PSD/Açores, “trata-se de um bom exemplo, em que se substitui as importações com a industrialização de um produto regional e a valorização da nossa floresta”. “Quero deixar uma palavra de reconhecimento aos empresários, pela sua capacidade de investimento e empreendedorismo, e ao município da Ribeira Grande, pela sua gestão territorial”, destacou.

Prolongamento de apoio ao ‘lay-off’ até ao primeiro trimestre de 2021

O presidente do PSD/Açores propôs que o apoio ao “lay-off” seja prolongado até ao primeiro trimestre de 2021, com o objetivo de “salvaguardar os postos de trabalho” das atividades económicas mais afetadas na sequência da pandemia de covid-19.

“Há atividades económicas que foram muito afetadas pela crise pandémica. Para salvaguarda dos postos de trabalho, é preciso reconhecer já a necessidade da extensão do apoio ao ‘lay-off’ até ao primeiro trimestre de 2021, tal como os parceiros sociais já defenderam”, afirmou José Manuel Bolieiro.

“Substituir medo por confiança”

No dia 22, o presidente do PSD/Açores defendeu que a região deve “substituir medo por confiança” nesta fase de combate à covid-19, que passa por um maior desconfinamento. “É tempo de substituir medo por confiança. Quero felicitar o esforço dos empresários e produtores regionais, que, através da sua cultura de coragem e confiança, contrariam um clima de incerteza. Garantindo todas as cautelas de proteção da saúde pública, os nossos empresários transmitem aos consumidores os sinais de confiança necessários para a inadiável retoma da vida económica e social dos Açores”, afirmou.

Para José Manuel Bolieiro, que esteve em diversos estabelecimentos de Ponta Delgada, cidade da qual foi presidente de câmara, é tempo de retomar, “não só com palavras, mas sim com atos, a vida social e económica dos Açores”.

O líder do PSD/Açores pediu ainda aos açorianos para não virarem as costas aos produtores, comerciantes, trabalhadores e empresas da região, “que asseguram, com o seu trabalho e dedicação, que nada de essencial” falte às pessoas.