OE 2019: PSD vai propor mais residências universitárias

2 de novembro de 2018

O PSD vai propor a construção de mais residências universitárias para os estudantes, enquanto medida a ser inserida no Orçamento do Estado para 2019. Para que tal seja possível, o Partido vai propor a manutenção do valor máximo das propinas no ensino superior público.

A medida foi anunciada esta quinta-feira por Rui Rio, que afirmou que “manter as propinas ao preço que estão e, se realmente há essa folga que corresponde à descida de mil para 800 euros, então essa verba é canalizada para a construção ou apoio à construção de residências universitárias”.

A falta de soluções de habitação é o problema que “verdadeiramente está a estrangular a vida de muitos estudantes”. Por outro lado, a baixa das propinas de forma transversal “é de duvidosa justiça social”, e se a redução fosse “em sede de ação social escolar já era um pouco diferente”, afirmou Rui Rio.

O PSD apresentará ainda na especialidade uma proposta de eliminação do artigo que cria uma contribuição municipal de proteção civil a suportar pelos proprietários de prédios urbanos e rústicos.