Isaura Morais: Seriedade e competência

28 de abril de 2017

Um exemplo de seriedade e competência. Isaura Morais recebeu os dois adjetivos pelo trabalho que desempenhou na Junta de Freguesia de Rio Maior. Depois, assumiu o desafio de liderar a Câmara Municipal de Rio Maior, com o espírito de proximidade que tem marcado, desde sempre, o seu percurso político.

Agora, Isaura Morais recandidata-se para mais um mandato, com a certeza de que irá renovar a maioria que os riomaiorenses lhe confiaram. Recandidata-se para “concretizar um conjunto de questões que ainda nos falta concretizar, sempre com a preocupação da qualidade de vida dos meus munícipes, quer de quem cá vive, quer de quem nos visita ou pretenda fixar-se neste território”.

Clique na imagem e conheça a candidata a Rio Maior

[P] Que retrato faz hoje da sua cidade?

[R] Faço um retrato enquadrado numa região, um concelho na charneira entre o Oeste e o Ribatejo, muito bem localizado geograficamente, com grandes acessibilidades, com qualidade de vida para os nossos munícipes e com uma oferta quer em termos de educação, quer em termos culturais, quer em termos do desporto, onde dá gosto viver, trabalhar e investir.

Hoje, no concelho e na cidade de Rio Maior, o desporto profissional coabita com o desporto informal e com o desporto da formação. Tem sido uma aposta com duas décadas. O investimento tem sido feito naquilo que os nossos utentes do desporto profissional reconhecem como instalações de excelência, de desporto e formação do mesmo, desde a infância até à velhice. A nossa comunidade adere em massa à prática do desporto, quer numa vertente de saúde, quer em termos da prática – e com a qualidade de atletas – em várias modalidades que se têm afirmado no nosso concelho.

"Em termos do parque escolar, [vamos] continuar a requalificar o mesmo, para que possamos ter a educação que pretendemos: a educação de excelência, desde a infância até ao Ensino Superior, passando também pelo ensino profissional."

Quais as prioridades para os próximos quatro anos?

As nossas prioridades continuam a ser a questão das contas públicas, fazer a boa gestão e a melhor gestão como temos vindo a fazer.

A questão dos nossos recursos humanos, a valorização e a formação dos mesmos, na prestação dos serviços à nossa comunidade.

Fazer um melhor aproveitamento dos fundos comunitários para qualificar e fazer a regeneração da cidade, que, ao longo dos anos foi ficando desertificada, quer em termos habitacionais quer em termos comerciais.

Continuar a investir na qualificação das nossas instalações desportivas, para assim podermos continuar a receber utentes que reconhecem a qualidade das nossas instalações, assim como o enquadramento técnico dado aos atletas.

Em termos do parque escolar, continuar a requalificar o mesmo, para que possamos ter a educação que pretendemos: a educação de excelência, desde a infância até ao Ensino Superior, passando também pelo ensino profissional.

Continuar a apostar numa oferta cultural, para podermos assim formar também as nossas crianças, jovens e adultos. E para criar hábitos de procura da cultura no nosso concelho.

Em termos habitacionais, procurar dar as melhores condições para que não seja só a cidade a crescer, mas também o meio mais rural, que somos.

E numa lógica de fixação de empresas, que geram emprego e qualidade de vida, continuar a dar apoio que já damos, na área do empreendedorismo, quer aos empresários e às empresas que temos no nosso concelho, quer àquelas que manifestam intenção em fixar-se no nosso concelho, para podermos valorizar e desenvolver também, aproveitando as mais-valias que temos, nomeadamente o nosso parque de negócios e a localização geográfica.

Qual vai ser o compromisso com os cidadãos?

A relação de proximidade e de confiança que estabeleci com eles e a disponibilidade.

Concretizar um conjunto de questões que ainda nos falta concretizar, sempre com a preocupação da qualidade de vida dos meus munícipes, quer de quem cá vive, quer de quem nos visita ou pretenda fixar-se neste território.

Como vai prosseguir a coesão em Rio Maior?

Procuramos sempre dar respostas a todas as áreas que estão no âmbito da nossa responsabilidade. Tenho a obrigação ou de resolver ou de procurar junto da tutela ou de outras instâncias que possam resolver.

Se, noutros tempos, o autarca não tinha essa preocupação, hoje temos, que é a área social. Nomeadamente o desemprego, embora, neste concelho, o desemprego tenha uma taxa muito abaixo da taxa de desemprego nacional. Estamos com uma taxa de desemprego de 5% neste concelho. Seja no desemprego de longa duração ou seja no desemprego jovem, procuramos sempre encaminhar e dar respostas a estes problemas.

A coesão passa por, cá dentro, podermos encontrar soluções para toda a nossa comunidade. Este é o meu compromisso, é também a minha disponibilidade. É o sentimento de serviço público que tenho.

"houve alguém que me atribuiu duas palavras e tenho feito delas a minha ação, a forma de atuar e de estar na vida pública: seriedade e competência"

Qual a marca da sua candidatura?

Quem me procura sabe que só se eu não tiver mesmo solução (e, se não tiver, encaminho)… Mas, no momento, leva uma resposta da minha parte e o compromisso de ter uma resposta assim que eu possa tê-la para a dar. Isto acontece com os cidadãos, com todos aqueles que considero que são as forças vivas do nosso concelho, nomeadamente aquilo que eu preservo muito, a quantidade de voluntários que hoje engrossam o nosso movimento associativo. Seja ele desportivo, cultural, social, recreativo… Os riomaiorenses sabem que esta minha preocupação de, num meio mais rural e onde, às vezes, existem mais deficiências e alguma dificuldade de chegarem aos serviços que se encontram mais na cidade… Se me procurarem, sabem que terão resposta. Sabem que encontram a solução para aquilo que os preocupa.

Eu estava longe de vir a assumir funções públicas, quando fui convidada para ser candidata à Junta de Freguesia de Rio Maior, sede de concelho. Ao longo desse tempo, em que, na freguesia, há outra disponibilidade para podermos trabalhar de proximidade com os nossos cidadãos, houve alguém que me atribuiu duas palavras e tenho feito delas a minha ação, a forma de atuar e de estar na vida pública: seriedade e competência.