Investimento Público: Portugal com mínimos históricos na UE

3 de maio de 2017

Pedro Passos Coelho tem denunciado “o sacrifício do investimento público” protagonizado pelo atual Governo, como meio para cortar o défice orçamental. Apesar de António Costa se esforçar por criar a ilusão de que não passa de uma “tese”, certo é que os dados divulgados pela Eurostat indicam que, em 2016, o investimento público em Portugal foi de 1,5% do PIB - o valor mais baixo da UE para os últimos 30 anos - mínimos históricos no que diz respeito ao País e à União Europeia.

Portugal está, por isso, na posição de “lanterna vermelha”, algo que nem no período de recuperação da crise se verificou. Em 2011, o investimento público foi de 3,5% do PIB; em 2012, de 2,5% do PIB; em 2013, 2,2% do PIB; em 2014, 2% do PIB; em 2015, ano de recuperação, 2,3% do PIB. No que se refere ao investimento por português, este caiu de 393 euros em 2015, para 272 euros em 2016.

Portugal, em matéria de investimento público, tem o pior registo da União Europeia. A Comissão Europeia alerta, por isso, o País para a necessidade de proceder ao investimento público que foi anunciado no Orçamento de Estado para 2017.

As críticas e alertas são gerais. Abdelhak Senhadji, vice-diretor do departamento de Assuntos Orçamentais do FMI, criticou a redução do défice à custa do investimento público. Por sua vez, Ferdinando Giugliano, da Bloomberg, denuncia que “o governo português está a redistribuir os frutos da retoma, mas a falhar plantar sementes para uma nova colheita”.