Instituto Europeu de Inovação: Maria da Graça Carvalho quer melhorar respostas na saúde e no digital

30 de abril de 2020
PSD

Maria da Graça Carvalho, deputada do PSD ao Parlamento Europeu, anunciou um pacote de emendas destinadas a melhorar a capacidade de resposta do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) face à presente crise do coronavírus, em particular através das Comunidades de Conhecimento e Inovação (KICs) das áreas da saúde e do universo digital.

As emendas, apresentadas aos deputados da Comissão ITRE – Indústria, Investigação e Energia, constam do relatório legislativo sobre a agenda estratégica do EIT, do qual a eurodeputada do PSD é relatora, e serão submetidas em conjunto com a eurodeputada Marisa Matias. Estas emendas já garantiram o apoio de todas as forças políticas representadas no Parlamento Europeu.

Em relação ao universo digital, a eurodeputada entende que uma Comunidades de Conhecimento e Inovação “tem um papel muito importante a desempenhar no desenvolvimento de soluções inovadoras na presente situação”, em especial na aprendizagem, no ensino, na comunicação e no desenvolvimento de ferramentas de segurança para o comércio eletrónico”.

Fundado em 2008, o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia é um organismo da União Europeia que visa reforçar a capacidade de inovação da Europa. Apoia o desenvolvimento de parcerias pan-europeias de longa duração entre as grandes empresas e os centros e institutos de investigação. Estas parcerias, designadas Comunidades de Investigação e Inovação, têm por missão procurar soluções para grandes problemas mundiais, como as alterações climáticas, a energia sustentável, a vida saudável e a alimentação.