“Futuro da Europa” em debate no Porto

3 de maio de 2017
PSD

O Presidente do PSD, que continua a reafirmar a importância de Portugal pertencer à União Europeia, fará a abertura da conferência “Futuro da Europa”, um espaço onde terão lugar debates sobre vários assuntos da atualidade, como o Brexit e o futuro do projeto europeu, a competitividade e Estado Social, a segurança, defesa e relações transatlânticas, os populismos e nacionalismos.

Durante dois dias, especialistas e académicos internacionais vão refletir sobre assuntos da atualidade, como as consequências da eleição de Trump e os impactos do Brexit ou, ainda, analisar tendências populistas e nacionalistas crescentes.

Trata-se de uma iniciativa da European Ideas Network, em parceria com o Instituto Francisco Sá Carneiro e a Fundação Konrad Adenauer, que visa debater, também, as novas ameaças à segurança e defesa, assim como perceber como melhor conciliar Estado Social e competitividade económica.

Tal como o líder do PSD já afirmou, “temos de criar algo de mais mobilizador para o futuro, temos de ter um programa económico em cada um dos países, mas também na Europa que melhore a nossa perspetiva. Só teremos Europa, no futuro, se chegarmos lá, e assim temos de cortar caminho aos populismos e radicalismos. Para isso, temos de ter as ferramentas certas para o crescimento”.

Francisco Pinto Balsemão e Pedro Reis também estarão presentes na conferência que traz a Portugal Dara Murphy, ministro irlandês de Estado e dos Assuntos Europeus, Esteban Gonzalez Pons, líder parlamentar do PP espanhol no Parlamento Europeu, Maired MacGuiness, vice-presidente do Parlamento Europeu, Daniel Schwammenthal, diretor do Transatlantic Institute de Bruxelas, ou Craig Kennedy, senior fellow do Hudson Institute de Washington D.C., entre outros especialistas.

O elevado nível académico dos intervenientes que conseguimos reunir neste seminário são a garantia da enorme qualidade dos debates a que iremos assistir. Ao longo dos dois dias vamos falar das consequências da eleição de Trump, dos impactos do Brexit, dos populismos e nacionalismos crescentes, de terrorismo e também de economia”, explica Paulo Rangel, presidente do European Ideas Network e eurodeputado.  

"É com enorme honra e interesse que o IFSC se associa a esta iniciativa tão abrangente e qualificada para se discutir em profundidade alguns dos desafios que se colocam à Europa em várias frentes de natureza diversa, mas de complexidade equivalente. Os europeus esperam das suas lideranças, hoje mais do que nunca, pensamento articulado e respostas claras. Este tipo de iniciativas visam ajudar a chegar a essas respostas”, afirma Pedro Reis, presidente do Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro.

O programa pode ser consultado aqui.