Últimas notícias
O Presidente do PSD, que continua a reafirmar a importância de Portugal pertencer à União Europeia, fará a abertura da conferência “Futuro da Europa”, um espaço onde terão lugar debates sobre vários assuntos da atualidade, como o Brexit e o futuro do projeto europeu, a competitividade e Estado Social, a segurança, defesa e relações transatlânticas, os populismos e nacionalismos.
Durante dois dias, especialistas e académicos internacionais vão refletir sobre assuntos da atualidade, como as consequências da eleição de Trump e os impactos do Brexit ou, ainda, analisar tendências populistas e nacionalistas crescentes.
Trata-se de uma iniciativa da European Ideas Network, em parceria com o Instituto Francisco Sá Carneiro e a Fundação Konrad Adenauer, que visa debater, também, as novas ameaças à segurança e defesa, assim como perceber como melhor conciliar Estado Social e competitividade económica.
Tal como o líder do PSD já afirmou, “temos de criar algo de mais mobilizador para o futuro, temos de ter um programa económico em cada um dos países, mas também na Europa que melhore a nossa perspetiva. Só teremos Europa, no futuro, se chegarmos lá, e assim temos de cortar caminho aos populismos e radicalismos. Para isso, temos de ter as ferramentas certas para o crescimento”.
Francisco Pinto Balsemão e Pedro Reis também estarão presentes na conferência que traz a Portugal Dara Murphy, ministro irlandês de Estado e dos Assuntos Europeus, Esteban Gonzalez Pons, líder parlamentar do PP espanhol no Parlamento Europeu, Maired MacGuiness, vice-presidente do Parlamento Europeu, Daniel Schwammenthal, diretor do Transatlantic Institute de Bruxelas, ou Craig Kennedy, senior fellow do Hudson Institute de Washington D.C., entre outros especialistas.
“O elevado nível académico dos intervenientes que conseguimos reunir neste seminário são a garantia da enorme qualidade dos debates a que iremos assistir. Ao longo dos dois dias vamos falar das consequências da eleição de Trump, dos impactos do Brexit, dos populismos e nacionalismos crescentes, de terrorismo e também de economia”, explica Paulo Rangel, presidente do European Ideas Network e eurodeputado.
"É com enorme honra e interesse que o IFSC se associa a esta iniciativa tão abrangente e qualificada para se discutir em profundidade alguns dos desafios que se colocam à Europa em várias frentes de natureza diversa, mas de complexidade equivalente. Os europeus esperam das suas lideranças, hoje mais do que nunca, pensamento articulado e respostas claras. Este tipo de iniciativas visam ajudar a chegar a essas respostas”, afirma Pedro Reis, presidente do Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro.
O programa pode ser consultado aqui.