Europa deve acelerar o desenvolvimento de uma vacina

24 de abril de 2020

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD, instou, esta sexta-feira a comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, a “ir mais além” na coordenação do esforço europeu para o desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19.

Lembrando “a escala do impacto do coronavírus na saúde e na economia”, Maria da Graça Carvalho questionou a comissária especificamente sobre os passos que estão a ser dados no âmbito do “Innovative Medicine Initiative Joint Undertaking”, bem como da indústria farmacêutica representada nessa iniciativa. E apontou a potencial importância de outras parcerias público-privadas, como a European & Developing Countries Clinical Trials Partnership (EDCTP), com comprovada “experiência em investigação clínica para acelerar o desenvolvimento de vacinas e diagnósticos” contra outras doenças, como “a tuberculose e a malária”.

Até agora foram recebidas “140 propostas” de diferentes entidades, em fase de análise. A comissária admitiu “não estar inteiramente satisfeita” com os progressos até agora registados, mas considerou importante estar em curso uma estratégia clara para a covid-19, orientada para três grandes metas: “Vacina, tratamento e testes de diagnóstico”.

Estas questões foram colocadas numa reunião da Comissão ITRE – Indústria, Investigação e Energia, na qual participou também o Comissário Europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton.

Elogiando os esforços da Comissão, Maria da Graça Carvalho exorta também o comissário a dar “exemplos concretos da forma como esta estratégia irá funcionar, em particular no que respeita às pequenas e médias empresas”, com o comissário a considerar que a prioridade para a Indústria é “o financiamento direto [subvenções]”, considerando os empréstimos uma opção para uma fase posterior.