Diretora-geral do Orçamento substituida. PSD questiona motivos

7 de fevereiro de 2018

O PSD questionou, esta quarta-feira, o Governo sobre a saída da diretora-geral do Orçamento, Maria Manuela Proença, nomeada em 2012 em regime de substituição, e indicada pela CRESAP em Julho de 2014. A comunicação social noticiou a sua saída sem que tenham sido divulgados os motivos da mesma.

O PSD procura, agora, saber o fundamento para a saída de Manuela Proença que ocupa a liderança da direção geral desde 2012, então em regime de substituição. O atual mandato deveria terminar apenas em 2019, de acordo com a legislação actual. “Importa conhecer as razões que terão conduzido à interrupção” do exercício, justifica o texto do pedido regimental para obter esclarecimentos junto do Executivo.

Manuela Proença iniciou funções como Diretora-geral do Orçamento, em regime de substituição a 1 de janeiro de 2012, tendo sido reconduzida no cargo a 1 de julho de 2014, após procedimento concursal, por um período de cinco anos, pela então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.