
Últimas notícias





Luís Montenegro garante que o Governo está empenhado em investir no desporto e na cultura, áreas que são “determinantes” para a sociedade e para o crescimento do país. “É, por isso, que o Comité Olímpico tem 65 milhões de euros para investir em formação, conhecimento e infraestruturas”, afirmou.
Esta quarta-feira, na sessão solene do centenário da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, o Primeiro-Ministro sublinhou que o desporto e a cultura “aprofundam em cada jovem as suas capacidades, os valores nos quais se vai alicerçar a dimensão humana, cívica e social de cada pessoa”, ao “incutir-lhe a valor de responsabilidade, de trabalho, de solidariedade, de ética, de ‘fair play’, de espírito de equipa, de sofrimento, de preparação para o insucesso, de convívio salutar com a vitória e com o sucesso, de respeito por quem não teve a mesma fortuna, de superação, de sacrifício para a obtenção do resultado, de compensação pelo mérito e pelo esforço”.
“O desporto a cultura, como políticas públicas, dão às pessoas os instrumentos para elas irem à procura da sua vocação inovadora, da sua capacidade de superação, é uma estratégia de desenvolvimento do país”, acrescentou.
Como forma de reconhecer o trabalho na promoção do desporto e da cultura, Luís Montenegro entregou a Medalha de Honra de Mérito Desportivo do Governo à Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, bem como insígnias aos sócios mais antigos, como Manuel Rosado (com 98 anos).
Fundada em 1925, a associação conta com 8.000 associados, dos quais 2.000 praticam desporto nas 11 modalidades federadas, entre as quais basquetebol ginástica, hóquei em patins. Possui também conservatório e ensino curricular de música, com 300 alunos, e é responsável pela gestão e execução das atividades extracurriculares de 1400 alunos do 1.º aos 4.º anos de escolaridade do ensino básico do concelho. A associação disponibiliza ainda cuidados de saúde na área da reabilitação física a 2.000 utentes.