Deputados eleitos pelo Algarve apelam a que posto de rastreio COVID-19 comece a funcionar em Portimão

28 de março de 2020
PSD

Centro de colheitas drive-thru COVID-19 está montado em Portimão, mas não está a funcionar

Foi anunciada, na passada terça-feira, uma parceria entre o Município de Portimão, o CHUA (Centro Hospitalar e Universitário do Algarve) e o Algarve Biomedical Center, no sentido de criar um posto de rastreio COVID-19, em modelo drive-thru, localizado no Portimão Arena.

Este centro poderia assegurar, por marcação, a realização de centenas de testes por dia, o que vai de encontro ao que estabelece a Organização Mundial de Saúde, “Testar, testar, testar”, bem como das orientações vigentes no nosso País.

Sucede que, não obstante a estrutura estar em condições operacionais de funcionamento desde quarta-feira, carece de autorização da ARS Algarve, sendo que se desconhecem qualquer razão que obste à sua obtenção. Tal tem causado incompreensão em cidadãos e autarcas.

Os deputados do PSD Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos, entendem que “ é imperioso colocar o centro a funcionar. Ninguém compreende que perante a necessidade de servir o barlavento algarvio se esteja a desperdiçar a oportunidade de aumentar o número de testes. Está tudo montado, importa garantir que funcione. Não é hora de desencontros entre instituições públicas que só podem causar angústia e desconfiança nos cidadãos”.

Os deputados solicitam, por isso, que o Ministério da Saúde, através da ARS Algarve, dê a competente autorização para que o centro comece de imediato a funcionar.