Covid-19. Portugal. Não está sozinho. Fale connosco

15 de abril de 2020

Portugal e o mundo atravessam uma crise sanitária única desde o pós-guerra. A pandemia do novo coronavírus mobilizou recursos e mudou por completo as rotinas de mais de 3 mil milhões de pessoas em todo o planeta.
Em Portugal, pela primeira vez desde 1975, o Presidente da República decretou o estado de emergência, com fundamento na ocorrência de uma situação de calamidade pública.
A realidade nacional, política, económica e social, está profundamente condicionada por uma “guerra”, que todos os dias é travada tanto nas ruas como nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.
Uma guerra que tem como segredo a perceção de que para vencê-la é necessário limitar o contacto social. O isolamento social, ou o confinamento nas nossas casas, é a melhor forma para fazermos com que a curva de infetados estabilize e permita uma resposta capaz dos nossos serviços de saúde.
De um modo geral, os portugueses têm correspondido com adesão, inteligência e compreensão às medidas que visam travar a propagação descontrolada da doença.
Enquanto partido responsável, o PSD pauta a sua atuação, como sempre, com sentido de Estado e de cooperação. O nosso inimigo é o vírus SARS-CoV-2.
O PSD existe para servir as pessoas e, por isso, queremos ouvir todos – as famílias, as empresas e todas as instituições e organizações – que em conjunto estão a sentir o peso desta crise que tem também consequências económicas e sociais.
Na terça-feira, arrancou o terceiro período escolar. Cerca de 1 milhão e 400 mil alunos do ensino básico vão ter, pela primeira vez, aulas exclusivamente através da Internet. Este facto diz muito sobre as mudanças que tivemos de introduzir no nosso quotidiano. As escolas estão vazias, mas a aprendizagem prossegue.
Visite a nossa página em www.psd.pt e exponha o seu caso. Escreva-nos para info@psd.pt. Dê-nos as suas sugestões. Pergunte-nos. As vossas perguntas são as nossas inquietações também. Garantiremos confidencialidade, se assim desejar.
Estamos aqui para minorar o impacto desta tragédia. Queremos ouvir todos.
O que dizemos e o que fazemos é por Portugal.