Sara Madruga da Costa: “ministro das Finanças deve um pedido de desculpas” à Madeira

17 de julho de 2020
Grupo Parlamentar

Sara Madruga da Costa, deputada do PSD à Assembleia da República, considera que “o ministro das Finanças deve um pedido de desculpa aos madeirenses” por não ter dito a verdade sobre a moratória concedida à Madeira.

A Comissão Europeia esclareceu na quinta-feira que o programa de ajustamento da Madeira não é da sua “competência direta”, após o ministro das Finanças ter recusado uma moratória à região, alegando a sua inexistência no quadro da União Europeia (UE).

No âmbito do debate sobre o Orçamento Suplementar, em junho, na Assembleia da República, Sara Madruga da Costa questionou João Leão sobre o pedido do Governo da Madeira relativo a uma moratória das prestações do empréstimo concedido pela República à região, no âmbito do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF), acordado em 2012. “Depois de mais este episódio lamentável, o ministro das Finanças de António Costa deve explicar-se publicamente e deve pedir desculpa aos madeirenses por ter faltado à verdade numa matéria que era e é da maior importância e urgência para esta região”, refere, em comunicado, Sara Madruga da Costa.

A deputada alerta que se João Leão não se retratar perante os madeirenses “perderá toda a confiança e credibilidade”.