PSD quer ouvir o Ministro do Ensino Superior no Parlamento

28 de setembro de 2020
Grupo Parlamentar

O Grupo Parlamentar do PSD entregou um requerimento para que o Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior vá ao Parlamento esclarecer como vão ser resolvidos “os atrasos clamorosos” na execução do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior e que medidas urgentes vão ser adotadas para colmatar a insuficiência de camas nas residências estudantis no ano 2020/2021.

No documento, o PSD relembra que no dia 20 de setembro, “foi anunciada, pelo Governo, a disponibilização de mais de 4500 camas para alojamento de estudantes, através de acordos estabelecidos com a Movijovem e várias estruturas representativas de unidades hoteleiras e de alojamento local, de pousadas da juventude, alojamentos locais e hotéis.” No entanto, recordam os sociais-democratas, apenas na passada semana foram celebrados os acordos entre as partes intervenientes, e de acordo com esclarecimento do MCTES, não se trata de camas a disponibilizar, mas sim de “manifestações de interesse previamente demonstrados pelos associados das cinco associações representativas da hotelaria e alojamento local nacionais com quem foram assinados os protocolos”.

“Feitas as contas, o acréscimo de camas em relação ao ano anterior é de apenas 208 camas, a nível nacional, e não as 4500 anunciadas e que afinal não são mais que quartos virtuais”, algo que os sociais-democratas consideram de elevada gravidade, “dado que 42% dos alunos estão deslocados da sua área de residência.”

Com mais 51 mil novos alunos a ingressar no Ensino Superior, os deputados do PSD reiteram ainda o seu compromisso de forçar o governo a criar todas as condições para que estes alunos tenham sucesso educativo.