“O trabalho das Forças Armadas no combate à pandemia covid-19 foi essencial”

27 de maio de 2020
Grupo Parlamentar

Ana Miguel dos Santos considera que a realidade veio dar razão àquilo que o PSD afirmou desde o início desta pandemia: “as Forças Armadas foram e são o agente de proteção civil melhor preparado para este tipo de missões complexas.”

No entender da coordenadora do PSD na Comissão de Defesa Nacional, “o trabalho das Forças Armadas no combate à pandemia covid-19 foi essencial para controlar e garantir o retorno à tão desejada normalidade.”

Ana Miguel dos Santos afirma que, tendo em conta esta capacidade de resposta, o modelo de proteção civil português deve adaptar-se rapidamente a estas novas ameaças e responder de forma eficiente. “Usar recursos eficazes, sem desperdício de meios humanos e materiais, sobretudo em virtude dos tempos económicos difíceis que inevitavelmente iremos enfrentar. Um modelo que não precisa de mais coordenadores, antes sim de mais operacionais. Precisamos de mais soldados e menos comandantes”, referiu a deputada.

Sublinhando que as Formas Armadas não são nem podem ser um mero dispensador de recursos, são muito mais do que isso, a social-democrata acrescenta que as Forças Armadas do século XXI não são apenas o garante da integridade territorial ou da soberania nacional, “são um agente de proteção civil primordial para estas novas ameaças, riscos e desafios, que exigem respostas integradas de todos os agentes do Estado.”

https://youtu.be/LymEcIwoUok