O Governo não está a fazer o que pode para travar o desembarque de migrantes no Algarve

23 de setembro de 2020
Grupo Parlamentar

Para Isabel Meirelles já não restam dúvidas de que Portugal entrou numa “Fase B” da chegada de vagas de migrantes. De acordo com a deputada do PSD, nos últimos meses a costa do Algarve tem registado sucessivos desembarques de migrantes ilegais provenientes do Norte de África. Apesar de reconhecer que o assunto é complexo, a deputada afirmou que “o Governo não está a fazer o que pode”, desafiou o Primeiro-Ministro a levar este tema ao próximo Conselho Europeu e questionou a António Costa se “confirma que existem redes organizadas de migrantes ilegais para o Algarve”, ou se o Governo “continua a afirmar, como faz o ministro da Administração Interna, que estas redes de tráfico ilegal são ridículas”.

Para a social-democrata, é necessário implementar medidas operacionais de vigilância e de monitorização para suster o avanço destes fluxos que, a médio prazo, podem ser “como uma bomba-relógio”.

No debate preparatório do próximo Conselho Europeu, Isabel Meirelles questionou ainda o Primeiro-Ministro sobre o Brexit. Com Boris Johnson a ameaçar rasgar o acordo do Brexit, a deputada do PSD recordou que “é obrigação do Governo proteger os direitos dos cidadãos portugueses residentes no Reino Unido”. Nesse sentido, a parlamentar questionou a António Costa se, no âmbito do Plano de Contingência, o Governo vai continuar a defender e apoiar os agentes económicos.

https://youtu.be/GVDcz9kr1NI