“Moribundo governo do PS” tem falhado às famílias e empresas

19 de junho de 2020
Grupo Parlamentar

O PSD considera que deve existir um plano para proteger o emprego e os salários, perante a maior recessão de todos os tempos. No debate de atualidade sobre “proteção, direitos e salários dos trabalhadores, no atual contexto económico e social”, Carla Barros frisou que “o governo tem de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para proteger os cidadãos e as famílias, as empresas e os trabalhadores, especialmente nesta fase pandémica.”

Contudo, lamenta a deputada, apesar da atitude colaborante do PSD, o governo continua a falhar. “O governo falha porque não paga a tempo e horas às empresas suas fornecedoras de bens e serviços, causando-lhes problemas enormes de liquidez. O governo falha porque não devolve o IRS aos trabalhadores e às suas famílias, com a celeridade que o momento exige. O governo falha porque não protegeu devidamente, ao abrigo da Segurança Social, os sócios-gerentes nem os trabalhadores independentes, trabalhadores a recibos verdes, bem como outros trabalhadores ao abrigo de situações de multiemprego diversas. O governo falha porque não soube agilizar e executar os apoios para as empresas ao abrigo do layoff, sendo que uma grande parte delas ainda hoje estão sem qualquer apoio e com entraves na decisão do seu processo. O governo falha porque demora, em muitos casos, cerca de 2 anos no cálculo e processamento das pensões. O governo falha porque ainda não interiorizou bem a perda de receita fiscal, a subida da dívida pública e a brutal escalada do desemprego”.

Face aos inúmeros falhanços do executivo, Carla Barros afirmou lançou um apelo: “vamo-nos envolver todos na recuperação do país, vamo-nos envolver todos, não em nome deste moribundo governo do PS, mas pelo interesse nacional: partidos políticos, parceiros sociais, empregadores, trabalhadores e seus representantes, estamos todos convocados a dar o nosso melhor para podermos sair rapidamente desta crise.”

https://youtu.be/zmwCYMfBzGY